Domingo, 29 de Novembro de 2020
(89) 98132 5954 - Redação
Geral SUL DO PIAUI

Agricultor denuncia abandono de estradas por parte do poder público em Santa Filomena

Abaixo vídeo e um dos textos desabafo dos agricultores da região.

23/10/2020 15h51 Atualizada há 1 mês
Por: Redacao
Foto reprodução (Ladeira do Brejo das Éguas)
Foto reprodução (Ladeira do Brejo das Éguas)

Todos os anos, o Brasil bate recordes de produção de grãos, isso se dá através de uma luta incansável de sol a sol por parte dos agricultores Brasileiros.

Estados da Federação onde isto se dá com um pouco mais de facilidade, seja, por ajuda de políticas públicas mais presentes, seja por uma organização da cadeia produtiva e do produtor rural mais eficiente.

Infelizmente não é o caso do nosso Piauí, aqui tudo é mais sofrido. Sofri-se pela falta de apoio governamental Estadual e Municipal, a casos de abandonos repugnantes pela região que mais produz no Piauí, falta apoio para tudo, falta uma regularização fundiária correta, falta mais investimentos nas estradas, na energia elétrica, na rede bancária, na formação de mão de obra e segurança no cerrado.

Um exemplo claro disto foi o fato recente de uma carreta carregada de adubo que ficou emperrada a 5 km da cidade de Santa Filomena, por falta de uma manutenção correta e no tempo certo na estrada (Ladeira do Brejo das Éguas) e posteriormente pela falta de apoio da prefeitura municipal que não providenciou desobstruir a ladeira tendo sua garagem central a menos de 3 km do local. Tendo o grupo proprietário dos insumos tendo que trazer tratores de uma distância de mais de 60 km do local.

Vários relatos deste abandono foram feito em grupos de whatsapp na cidade de Santa Filomena onde hoje é a quinta em produção de grãos no estado do Piauí gerando riqueza e tento no agronegócio o seu grande gerador de oportunidades e empregos. Por essas e outras é que falamos "Agricultor Brasileiro, o herói brasileiro".

Abaixo vídeo e um dos textos desabafo dos agricultores da região.

Olá a todos.

Sobre o vídeo do caminhão na ladeira e a locução do amigo de luta e produtor rural em Santa Filomena Irineu Polo.

Tenho que tecer alguns comentários.

Primeiro, quero dizer que por experiência própria sempre haverá racismo contra o agricultor rural, seja grande ou pequeno que vem de outros lugares desenvolver cidades, regiões e o Brasil. Foi assim comigo no Mato Grosso, Tocantins e agora aqui no Piauí.

Querem nossos empregos, constrói suas casas, compram suas motos com parte de nossos investimentos, e lhes digo e acho que falo por todos os que aqui estão e os que poderiam vir ainda. Nós precisamos de vcs do mesmo jeito que vcs precisam de nós....

Segundo, fiquei perplexo com a fala do vereador Tony Santos, pelo que sabia era um homem culto. Infelizmente diz o ditado "que quando os outros pensam que vc é um imbecil é melhor ficar calado, do que abrir a boca e dar a certeza que realmente é". Não estava aqui na época da construção da rede elétrica para o cerrado, mais pelo que sei prefeito nenhum instala ou desinstala rede de energia federal. Sei e isso é prova que o agro faz acontecer, exemplo a rede cedida pelos fazendeiros da região da Fortaleza para a energia das localidades que o atual prefeito alardeia que foi ele que levou. Nada, nada mesmo foi ele lá.... Rede particular dos fazendeiros da região, cedida a então Eletrobrás (hoje equatorial Piauí).

Terceiro, nós sofremos anos a pós anos com estradas e mal cuidadas pelos governo estadual onde lhe tem responsabilidade e pelo governo municipal onde lhe tem responsabilidade. Isso tem que mudar, prefeito não faz tudo só, é verdade. Mas a porta do gabinete tem que ser aberta, tem que escutar todos e pelo que vimos so teve um grupo atendido nestes 4 anos saber o porquê é a indagação....

Sobre a eleição, o povo tem o governo que merece, esperamos que vcs lembrem quem gera empregos de fato aqui na cidade e ponterem que um agro forte significa uma cidade forte.

Vou me permitir assinar como produtor rural que sou, como investidor que sou no município de vcs e agora meu também, como cidadão que quer o melhor para pais, filhos e a gente...

Reflitam e votem consciente....

Assina Produtor Rural Filomenense.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.