Sábado, 27 de Fevereiro de 2021
(89) 98112 9965
Geral VACINA

Avião com 61 mil doses da vacina Coronavac decola com destino ao Piauí

Conforme o ministro, os primeiros a receber as vacinas serão os idosos que vivem em asilos, indígenas e profissionais de saúde da linha de frente do combate à covid-19.

18/01/2021 11h30
Por: Redacao
Avião com 61 mil doses da vacina Coronavac decola com destino ao Piauí

O primeiro lote com as 61.160 doses da vacina Coronavac já está a caminho do estado do Piauí, conforme informado pela primeira-dama Rejane Dias. Um avião da Força Aérea Brasileira está fazendo o transporte do carregamento para o estado, mas há também o apoio de aviões das companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass.

As caixas saíram do centro de distribuição de logística do Ministério da Saúde em Guarulhos, na Grande São Paulo. Das 6 milhões de doses, 4.636.936 serão enviadas pelo Governo Federal aos estados brasileiros. As outras 1.357.640 serão distribuídas ao estado de São Paulo.

Wellington Dias, na posição de presidente do Consórcio Nordeste e representante dos governadores, afirmou que os estados trabalharão juntos em cooperação e estão preparados para a vacinação. “Trabalharemos na perspectiva de termos um cronograma, um planejamento de imunização nos estados. Então, da parte dos governadores, estaremos juntos, preparados para a vacinação. O ministro pode contar com a organização dos estados nesse desafio para o Brasil”, ressaltou o governador.

O país dispõe atualmente de 6 milhões de doses da coronavac, vacina do Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, que serão distribuídas de acordo com o tamanho de cada federação. Nesse primeiro lote, o estado do Piauí irá receber 61.160 doses do imunizante.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, também esteve no centro de distribuição e disse que a previsão da chegada das doses em Teresina é até o fim da tarde desta segunda. “Acompanhamos todo o processo, do centro de distribuição à base aérea de Guarulhos, inspecionando o envio. A previsão de recebermos é até o fim da tarde de hoje e vamos seguir nossa logística de distribuição para as regionais e, consequentemente, para os municípios”, destacou o gestor.

Grupo prioritário

O ministro da saúde, Eduardo Pazuello, autorizou o início da vacinação contra o coronavírus em todo o país nesta segunda-feira (18). Na ocasião afirmou que os governadores podem iniciar a vacinação ainda partir das 17h de hoje.

Conforme o ministro, os primeiros a receber as vacinas serão os idosos que vivem em asilos, indígenas e profissionais de saúde da linha de frente do combate à covid-19. Essas pessoas vão receber a imunização nos locais onde vivem/trabalham, sob a coordenação de cada município.

Fonte: Gp1

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.