Terça, 19 de Outubro de 2021
25°

Poucas nuvens

Monte Alegre do Piauí - PI

Polícia SEGURANÇA

Governador Wellington Dias entrega novas viaturas a forças de segurança do Piauí

A solenidade aconteceu no pátio do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRone)

23/09/2021 às 15h04
Por: Redacao Fonte: Ccom
Compartilhe:

O governador Wellington Dias entregou, nesta quinta-feira (23), 42 viaturas destinadas às forças de segurança do Piauí. A solenidade aconteceu no pátio do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRone), onde foi anunciado também a reforma do prédio do batalhão.

Serão 28 viaturas destinadas à Polícia Militar do Piauí (PM-PI). Destas, 16 irão compor a frota da Rone e 12 veículos irão para o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Para a Polícia Civil serão 13 viaturas e uma para o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, totalizando mais de R$ 6 milhões em investimentos, oriundos do Fundo Estadual da Segurança Pública e da OGU, por meio do Termo de Cooperação do Legado da Força Nacional e de doação da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp-MJ).

“Estamos estruturando uma área estratégica que possui uma integração com a força nacional, que é a Rone, mas também com a Polícia Civil, que tem um papel muito importante também nessa área da inteligência e investigação e o Corpo de Bombeiros. Esses investimentos irão permitir que estejamos mais preparados para o enfrentamento do crime organizado, pois estamos vivendo um momento muito desafiador, especialmente com o narcotráfico. O que defendo junto aos Fórum dos Governadores é uma força nacional especializada em fronteiras e integrada também às inteligências dos Estados”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, os investimentos fazem parte da modernização das forças de segurança do Estado. “Dentro das forças de segurança, há as instituições especializadas no enfrentamento à criminalidade violenta, que são o Bope, a Rone, a Perícia Criminal e a Polícia Civil e há a necessidade, nesse momento, de modernização nessa cooperação que temos dentro do Sistema Único de Segurança Pública com o Ministério da Justiça, por meio dos recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública. É com essas ações que queremos criar mecanismos necessários de enfrentamento, oferecendo as condições para que tenhamos resultados positivos nas nossas ações”, declarou o secretário.

O comandante da PM-PI, coronel Lindomar Castilho, ressaltou que as viaturas serão destinadas à capital e ao interior do estado. A meta é renovar toda a frota do estado. “São 28 viaturas para a PM, lembrando que em janeiro foram entregues 250 viaturas. Então, estamos renovando praticamente toda nossa frota. Nossa meta é que todos os municípios tenham viaturas novas, o que vai permitir maior eficiência no policiamento, maior poder de patrulhamento, visibilidade, ostensividade para fazer aquilo que é próprio da Polícia Militar, tudo isso pensando na segurança do cidadão do estado do Piauí”, disse o comandante.

“É mais um reforço dentro desse programa de renovação e ampliação da frota de veículos utilizados pela Polícia Militar, Polícia Civil e pelo Corpo de Bombeiros. Neste caso, são 42 veículos que vêm dessa cooperação entre os Estados e o Governo Federal, com relação à força nacional de segurança. Os Estados entram com o efetivo e a União retribui com equipamentos, notadamente as viaturas que irão reforçar o policiamento aqui no estado do Piauí”, disse Rafael Fonteles, secretário de Estado da Fazenda e coordenador-geral do PRO Piauí.

O delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, explicou sobre a destinação das viaturas. “Estamos recebendo 13 viaturas, 10 delas irão para as delegacias de polícia e três para as perícias. Essas viaturas chegam em um momento importante, quando estamos reiniciando as audiências de custódia e elas servirão para o transporte mais seguros dos presos e para as operações policiais. Quanto às viaturas das perícias, estamos em um momento de interiorização da perícia técnica, criando núcleos em alguns municípios e os veículos servirão muito aos trabalhos periciais no interior do estado”, informou o delegado.

O deputado federal Fábio Abreu destinou emenda parlamentar de R$ 415 mil para a reforma da sede da Rone. “As emendas são destinadas para a reforma das instalações do batalhão, incluindo os alojamentos, área de esporte, piscina e parte administrativa. Já foram feitas várias reformas nesse âmbito e agora faltam apenas os equipamentos para que a modernização esteja completa. O objetivo é proporcionar ao policial uma condição de melhores instalações”, destacou o deputado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.