Terça, 19 de Outubro de 2021
26°

Poucas nuvens

Monte Alegre do Piauí - PI

Geral MONTE ALEGRE-PI

SENAR conclui curso de capacitação para zootecnistas e veterinários em Monte Alegre

A conclusão do curso aconteceu nesta sexta-feira (24)

25/09/2021 às 14h33
Por: Redacao
Compartilhe:
SENAR conclui curso de capacitação para zootecnistas e veterinários em Monte Alegre

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, em parceria com a Prefeitura Municipal de Monte Alegre do Piauí, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, realizou no período de 20 a 24 deste, o 1º Curso de Inseminação Artificial em Bovinos. O objetivo do treinamento é capacitar os cursistas, levando a todos as vantagens da técnica da inseminação artificial, para assim posteriormente, expandir aos criadores interessados  e melhorar o padrão genético dos rebanhos dos pequenos produtores rurais do município de Monte Alegre do Piauí. O curso teve a duração de 40h, onde o instrutor explanou sobre o manuseio correto de equipamentos, como também sobre as vantagens da inseminação artificial, características do sêmen e cuidados no manuseio com o botijão criogênico.

O treinamento ofereceu também, aulas teóricas e práticas, objetivando capacitar os cursistas no uso de técnicas adequadas na prática de inseminação artificial na bovinocultura, além de oferecer conhecimento necessário para inseminar o rebanho, melhorando assim sua qualidade.

"Eles tiveram uma ideia de como identificar as vacas em cio, aplicação de hormônios estimulantes, um pouco de manejo, sanidade e genética. Falamos também do melhoramento genético, montagem e manuseio do equipamento de inseminação, manejo do botijão e pipeta, temperatura de sêmen e a inseminação propriamente dita”, explicou o instrutor, Dr. Juscelino.

Contamos com o apoio dos criadores: Davi, Dijalma, Leonardo Rodrigues (Léo de Salmerom) e José Inês que compraram o sêmen e forneceram animais e estrutura física, para a realização de aula práticas. 

A prefeitura por meio da secretaria de agricultura, em parceria com SENAR com o curso de Manejo de Gado de Leite e Corte, e pequenos criadores do município, pretende inseminar 300 vacas daqui a 90 dias, em todo o município, com o objetivo de melhorar a genética bovina.

A conclusão do curso aconteceu nesta sexta-feira (24) entre aulas práticas e teóricas, com o sistema reprodutivo da vaca, doado por um açougueiro da região e ministrada pelo médico veterinário Dr. Juscelino, através do SENAR.  Ao todo 10 cursistas participaram, dentre os quais, duas do sexo feminino.

ASCOM | Prefeitura de Monte Alegre do Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.