Quarta, 08 de Dezembro de 2021
22°

Poucas nuvens

Monte Alegre do Piauí - PI

Saúde VACINA

Mais de 356 mil vacinas são distribuídas nesta terça-feira para os municípios

Serão enviadas 356.870 vacinas para primeiras e segundas doses (D1 e D2) e dose reforço (DR). O envio será por via terrestre.

26/10/2021 às 14h11
Por: Redacao Fonte: Sesapi
Compartilhe:
Mais de 356 mil vacinas são distribuídas nesta terça-feira para os municípios

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforça nesta terça-feira (26),  o processo de distribuição  das vacinas contra a Covid-19 para todas as regiões do Piauí. Serão enviadas 356.870 vacinas para primeiras e segundas doses (D1 e D2) e dose reforço (DR). O envio será por via terrestre.

Do total, são 246.870 imunizantes da Pfizer/BioNTech, sendo 81.900 para D1, 80.730 para atender pessoas acima de 60 anos de idade e 84.240 para a segunda dose (D2) do esquema vacinal iniciado na  35ª remessa.

Serão distribuídas também 110.000 vacinas AstraZeneca/Fiocruz para grupos prioritários de pessoas com comorbidades e com deficiência permanente que tomaram a  D1 deste imunizante. Do montante,  já foram distribuídas 31.615 doses para as Regionais de Teresina, Piripiri, Campo Maior, Parnaíba e Barras.

Os lotes da vacina Covid-19 que chegam ao Piauí são recebidas no aeroporto pela equipe do Centro de Distribuição Logístico da Sesapi, que armazena os imunizantes em câmaras frias. Esse time é o responsável por realizar a contagem e separação das doses de acordo com estimativas populacionais definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO) e com base no quantitativo de doses disponibilizadas pelos laboratórios que fabricam os imunizantes a cada semana.

De acordo com a Diretora de Atenção à  Saúde, Cristiane Moura Fé,  o Piauí adotou desde o início da campanha uma metodologia de distribuição das vacinas que vem dando certo. “ Como recebemos vacinas duas, três vezes na semana, juntamos os lotes e enviamos para o interior em uma única remessa semanal”, declara. Segunda ela, isso facilita a programação dos municípios, que são responsáveis por pegar os imunizantes nas Regionais de  Saúde instaladas nos municípios polos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.