Terça, 18 de Janeiro de 2022
27°

Poucas nuvens

Monte Alegre do Piauí - PI

Concursos CONCURSO

Prova do concurso da Polícia Militar do Piauí é suspensa

Uma nova data será divulgada

02/12/2021 às 14h07 Atualizada em 02/12/2021 às 15h07
Por: Redacao Fonte: MN
Compartilhe:
Prova do concurso da Polícia Militar do Piauí é suspensa

A prova do Concurso Público da Polícia Militar do Piauí, que aconteceria neste domingo (05), foi suspensa pela Secretaria de Administração e Previdência do Piauí (SEADPREV) e pelo Comando Geral da PM-PI. A decisão será publicada na edição do Diário Oficial desta quinta-feira (02). Uma nova data será divulgada.

A medida considera a necessidade do cumprimento dos protocolos sanitários impostos pelas autoridades sanitárias, com o objetivo de evitar a disseminação da Covid-19, assim como o elevado número de candidatos inscritos no certame. Além disso, a decisão determina ainda a realização de levantamentos e estudos com vistas à elaboração de novo cronograma de execução, para atender todos os protocolos necessários, o qual deverá ser publicado com antecedência mínima de 30 dias da realização da 1ª Etapa do concurso.

De acordo com o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) da Universidade Estadual do Piauí, a prova que iria ser realizada neste domingo seria a Escrita Objetiva e Dissertativa para o cargo de Soldado da Polícia Militar. Em comunicado, o órgão explicou ainda que com o surgimento de uma nova variante e a confirmação no Brasil, a emergência de uma reorganização maior da quantidade de inscritos em cada sala onde terá aplicação de provas no sentido de manter o distanciamento exigido, se tornou ainda mais urgente e necessária. 

Veja: 

Em razão do significativo aumento do número de inscritos para o concurso público da Polícia Militar do Piauí para o cargo de Soldado PMPI, inclusive com a prorrogação do período de inscrições entre 06 a 25 de outubro deste ano; a obrigatoriedade de cumprir os protocolos sanitários a fim de garantir a segurança à saúde de todos no certame diante do contexto da pandemia do Coronavírus (COVID-19), ainda mais neste momento que uma nova variante é confirmada no Brasil e, como consequência, a emergência de uma reorganização da quantidade de inscritos em cada sala onde terá aplicação de provas no sentido de manter o distanciamento exigido nos protocolos sanitários do Estado e o aumento da quantidade de Centros de Aplicação de Provas para atender a demanda, tudo isso foi levado em consideração para informar a todos, em especial, aos inscritos que a Prova Escrita Objetiva para o cargo de Soldado PMPI, marcada para o dia 05 de dezembro (domingo), foi suspensa. Posteriormente, uma nova data será divulgada pelos órgãos competentes e publicizada no site do úcleo de Concursos e Promoção de Eventos – NUCEPE, responsável pela execução do Cronograma de Execução do Concurso Público para o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Estado do Piauí. Teresina (PI), 02 de dezembro de 2021.

As vagas

O certame visa o provimento de 40 vagas para matrícula no Curso de Formação de Oficiais, no Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM), no posto inicial de 2º Tenente QOPM, após cumprido o período legal e regulamentar de seis meses como Aspirante-a-Oficial PM, sendo 36 vagas para candidatos do sexo masculino e quatro vagas para candidatas do sexo feminino.

Para concorrer às vagas, é necessário possuir escolaridade mínima em curso superior de bacharelado em direito, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), com comprovação mediante apresentação do diploma, devidamente registrado, a ser exigido no momento da matrícula no Curso de Formação. O subsídio para o Aspirante-a-Oficial PM é de R$ 5.367,12 e para o 2º Tenente QOPM é de R$ 6.170,09, acrescido de vantagens devidas pelo efetivo desempenho do cargo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.