Quinta, 26 de Maio de 2022
22°

Poucas nuvens

Monte Alegre do Piauí - PI

Geral ESTADO DO PIAUÍ

Piauí: Diocese de Bom Jesus se manifesta a favor dos profissionais da educação

O Clero da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia se manifesta a favor dos Profissionais da Educação do Estado do Piauí.

31/03/2022 às 17h10
Por: Redacao
Compartilhe:
Piauí: Diocese de Bom Jesus se manifesta a favor dos profissionais da educação

O Clero da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia se manifesta a favor dos Profissionais da Educação do Estado do Piauí.

Veja na íntegra o manifesto de todo o Clero Diocesano:

CARTA DO CLERO DA DIOCESE DE BOM JESUS DO GURGUÉIA AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ “FALA COM SABEDORIA, ENSINA COM AMOR” (Pr 31,26)

Nós, membros do clero da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, no ano em que a Igreja do Brasil realiza a Campanha da Fraternidade, com o tema: FRATERNIDADE E EDUCAÇÃO e o lema: FALA COM SABEDORIA, ENSINA COM AMOR (Pr 31,26), cujo objetivo geral é promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil à luz da fé e propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Vimos manifestar o nosso apoio solidário as reivindicações dos trabalhadores da rede pública de educação do Estado do Piauí que estão em greve, que é um direito garantido, estão exigindo melhores condições de trabalho, o cumprimento da lei federal de valorização do magistério, do piso salarial estipulado pelo Governo Federal e denunciando situações dramáticas, principalmente para os aposentados, penalizados com a reforma da previdência estadual.

O Governo Estadual insiste em uma política de subsídio, tratando a educação como mercadoria, sucateando as escolas e desrespeitando a população ao desvalorizar a educação e seus trabalhadores. É preciso garantir condições dignas de trabalho e reconhecimento profissional e fortalecer a identidade do trabalhador, promovendo qualidade de vida, saúde e criatividade. O contrário disso significa adoecimento mental e aviltamento.

E ainda segundo o documento da Campanha da Fraternidade: “[...] É preciso, pois, garantir a perspectiva de que tudo está interligado e que somos chamados – Igreja, governo e sociedade – a unirmos ideias, agendas e ações propositivas que impacte positivamente as políticas públicas da Educação Básica brasileira. (130)

” Acreditamos que a função que o professor exerce é fundamental para a construção de uma sociedade justa, igualitária e não violenta. Portanto, a desvalorização dessa categoria profissional significa, em última instância, a desvalorização de nosso povo e de nossa sociedade.

Assim, ao lado de outros movimentos e categorias profissionais que apoiam o movimento dos professores do Piauí, exigimos uma postura condigna com a educação pública por parte do Governo do Estado.

Clero Diocesano de Bom Jesus do Gurguéia 

VEJA AQUI!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.