Criado em 2007 pela ONU e instituído no Brasil pela Lei 13.652/18, o Dia Mundial e o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo são celebrados em 2 de abril.
Aconteceu nesta quarta-feira (24), na cidade de Monte Alegre do Piauí uma caminhada em alusão a Conscientização sobre o espectro Autista organizada pelos advogados da OAB Subseção de Corrente-PI que tem como presidente, o Dr. Avelino Negreiros, contanto com a participação de entidades como Sindicatos dos Trabalhadores, Equipe da Saúde, mães, representantes do CMDCA e Articuladores do Selo Unicef, Igrejas Evangélicas, Conselho Tutelar, e’ professores da rede de ensino na qual percorreram a principal avenida da cidade contando com apoio da Polícia Militar.
A saída aconteceu da Praça do Psiu percorrendo a principal Avenida da cidade chegando até a Praça Padre Raimundo Dias Negreiros. Participantes da caminhada entregaram ás pessoas nas ruas e comércios panfletos com os principais direitos da pessoa autista.
Uma roda de conversa aconteceu após a caminhada. Na oportunidade mães que lidam com crianças autista relataram seu dia-a-dia, e agradeceram o incentivo recebido e a oportunidade de relatar o que é conviver com uma pessoa autista.
O Objetivo foi promover conhecimentos sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autista. No Brasil a Lei 12.764/12 determinou que a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos legais.
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno.