19°C 32°C
Monte Alegre do Piauí, PI
Publicidade

Aftosa: criador terá prejuízos se não vacinar e certificar

Até o dia 30 de abril e realizarem a certificação da vacina dentro do prazo

27/04/2024 às 10h59
Por: Redacao
Compartilhe:
Aftosa: criador terá prejuízos se não vacinar e certificar

A última campanha de vacinação contra a febre aftosa está na reta final e a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), junto com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), faz um alerta aos criadores para os prejuízos que terão se não vacinarem até o dia 30 de abril e realizarem a certificação da vacina dentro do prazo.

“O criador que ficar inadimplente com a vacinação será multado e ficará impedido de comercializar os animais de sua propriedade, tendo em vista que ele não vai conseguir emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento zoossanitário de porte obrigatório para a comercialização. Além disso, o criador não vai poder fazer negociações com instituições creditícias, de financiamento de animais, como o Banco do Nordeste, e outras empresas que fornecem crédito para o homem do campo. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), tem o milho subsidiado, e em caso de inadimplência, o produtor também vai ficar impedido de adquirir esse benefício, tendo em vista que a Conab exige uma declaração de adimplência, ou seja, a ficha sanitária do criador comprovando que ele está em dia com a Adapi”, esclarece o secretário da Sada, Fábio Abreu. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Nessa etapa todos os bovinos e bubalinos devem ser vacinados, independente da faixa etária, e o percentual de imunização deve atingir mais de 90% do rebanho do estado, que chega a um total de 2 milhões de cabeças de gado. Diferente das outras campanhas, esta não será prorrogada, por determinação da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que estabelecem a proibição da comercialização e uso da vacina em todo o território piauiense, a partir do dia 02 de maio. A meta deve ser cumprida por um período de um ano antes do estado ser reconhecido internacionalmente como zona livre de febre aftosa sem vacinação. 

“É um conjunto de compromissos que o Governo do Piauí, por intermédio da Sada e da Adapi tem que cumprir para receber, em maio de 2025, o certificado internacional de área livre da febre aftosa sem vacinação. Uma conquista, uma vitória, um fato histórico para o Piauí, para os criadores e principalmente para a Sada e para a Adapi, que vem desenvolvendo esse trabalho em parceria com o setor produtivo. Com isso, ganha o Piauí e ganha o criador, porque vai valorizar o nosso rebanho e vamos ter acesso a todos os mercados do Brasil e do mundo”, destaca Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Adapi. 

Certificação da vacina

A certificação da imunização pode ser feita de forma presencial nos escritórios da Adapi ou de forma virtual no site www.adapi.pi.gov.br.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Monte Alegre do Piauí, PI
22°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 32°

22° Sensação
5.13km/h Vento
58% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h15 Nascer do sol
05h48 Pôr do sol
Sáb 34° 18°
Dom 33° 16°
Seg 33° 19°
Ter 35° 18°
Qua 35° 19°
Atualizado às 08h04
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade