19°C 32°C
Monte Alegre do Piauí, PI
Publicidade

Ministro Nunes Marques, de Teresina, é eleito vice-presidente do TSE

O resultado da eleição, realizada via formulário eletrônico, foi anunciado pelo ministro Alexandre de Moraes na sessão da terça-feira (07). 

08/05/2024 às 14h59
Por: Redacao Fonte: cidadeverde
Compartilhe:
Ministro Nunes Marques, de Teresina, é eleito vice-presidente do TSE

O ministro Kassio Nunes Marques, de Teresina, no Piauí, foi eleito vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ministra Cármen Lúcia foi a escolhida para o cargo de presidente da Corte. O resultado da eleição, realizada via formulário eletrônico, foi anunciado pelo ministro Alexandre de Moraes na sessão da terça-feira (07). 

Os dois estarão à frente do TSE nas eleições municipais deste ano.

Continua após a publicidade
Anúncio

Nunes Marques chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 2020, pela indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), após a aposentadoria antecipada do ministro Celso de Mello. Já esta será segunda vez de Cármen Lúcia como presidente. Ela também presidiu o tribunal entre 2012 e 2013.

Nesta terça, a ministra agradeceu a confiança do tribunal e disse que ela e Kassio Nunes Marques se comprometem a "honrar a Constituição, as leis da República" e para que a Justiça Eleitoral "continue a cumprir sua função constitucional em benefício da democracia brasileira".

“Agradeço, em meu nome e em nome do ministro Nunes Marques, a confiança do Tribunal pelos votos que nos foram dados, comprometendo-nos a honrar a Constituição e as leis da República com inteira responsabilidade e absoluta dedicação ao Tribunal Superior Eleitoral. A Justiça Eleitoral brasileira continua a cumprir a sua função constitucional em benefício da democracia brasileira”, destacou a ministra Cármen Lúcia, logo após o anúncio do resultado.

A data da sessão solene de posse da presidente e do vice-presidente eleitos será divulgada posteriormente.

Biografia

Natural de Teresina, o ministro Kassio Nunes Marques é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestre em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa, em Portugal, e doutor e pós-doutor pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Atuou como advogado e foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí entre 2008 e 2011. Também foi desembargador e vice-presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, sediado em Brasília (DF).

Composição

O TSE é composto de, no mínimo, sete ministros: três são originários do STF, dois são do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são representantes da classe dos juristas – advogados com notável saber jurídico e idoneidade – indicados pelo presidente da República. Cada ministro é eleito para um biênio, sendo proibida a recondução após dois biênios consecutivos. Atualmente, a Corte Eleitoral é presidida pelo ministro Alexandre de Moraes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Monte Alegre do Piauí, PI
22°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 32°

22° Sensação
5.13km/h Vento
58% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h15 Nascer do sol
05h48 Pôr do sol
Sáb 34° 18°
Dom 33° 16°
Seg 33° 19°
Ter 35° 18°
Qua 35° 19°
Atualizado às 08h04
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade