Representando o Ministério Público do Piauí (MPPI), o promotor de Justiça Gilmar Pereira Avelino, por meio da 1ª Promotoria de Gilbués, realizou visitas ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Gilbués e aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Monte Alegre do Piauí, Barreiras do Piauí e de São Gonçalo do Gurgueia. As visitas foram realizadas nos dias 23 e 29 de maio.

Na ocasião, o membro do MPPI conheceu as estruturas físicas e as equipes das instituições, bem como o funcionamento de cada um dos setores. Foi constatada uma melhoria razoável como, por exemplo, no CRAS de Barreiras do Piauí, que teve as instalações físicas ampliadas e melhoradas, em decorrência de recomendações feitas pelo MPPI.

Continua após a publicidade
Anúncio

Em reunião com as coordenadoras e demais colaboradores, tratou-se das atividades dos CRAS e de CREAS e das formas mais eficientes de serem atendidas as demandas das populações locais. Nesse sentido, foram acordados os prazos para serem atendidos os requerimentos do MPPI nos casos rotineiros e nos urgentes.

Por fim, o MPPI verificou as necessidades dos órgãos para desenvolverem suas atribuições. Foram expedidos ofícios aos municípios recomendando providências para melhorias nas estruturas físicas e no quadro de colaboradores.