16°C 34°C
Monte Alegre do Piauí, PI
Publicidade

MPPI ingressa com ação judicial para que Currais instale um Centro de controle de Zoonoses de animais de rua

Multa diária no valor de 500,00 reais, por cada medida descumprida. O montante deve ser pago pelo prefeito de Currais.

18/06/2024 às 16h43
Por: Redacao Fonte: MPPI
Compartilhe:
MPPI ingressa com ação judicial para que Currais instale um Centro de controle de Zoonoses de animais de rua

A 2ª Promotoria de Justiça de Bom Jesus ingressou com ação civil pública para que o município de Currais implante políticas públicas voltadas ao controle de animais de rua (cães e gatos) e instale um Centro de Controle de Zoonoses. A ação é assinada pelo promotor de Justiça Márcio Carcará.

O membro do Ministério Público afirma, na ação, que após sete anos de investigação, verificou-se que o poder público municipal não implementou medidas protetivas exigidas por lei, como identificação e registro de animais abandonados, campanhas para adoção responsável; e de controle adequado da população de cães e gatos abandonados nas ruas. Currais, desde 2017, tem uma lei que instituiu o serviço de vigilância sanitária. No entanto, o município nunca implantou qualquer tipo de serviço ou estratégia para o controle dos animais de rua.

Continua após a publicidade
Anúncio

O responsável pela 2ª PJ de Bom Jesus afirma ainda que a falta de programa e estratégias, para o controle de animais, tem propiciado o surgimento de abrigos não oficiais e o acúmulo de cães e gatos no centro urbano. Além disso, o representante do MPPI destaca o risco de disseminação de doenças transmitidas por esses animais.

“É evidente a negligência do poder público municipal na efetivação de uma política pública eficaz para o controle e bem-estar da população animal (cães e gatos), bem como na criação de um Centro de Controle de Zoonoses ou estruturas similares, conforme demonstram os diversos posicionamentos do ente público demandado”, frisa o promotor.

O Ministério Público requer ao Judiciário a determinação para que Currais, no prazo de 180 dias, implemente e execute programa contínuo para controle reprodutivo de cães e gatos, aplique vacinação antirrábica e promova medidas protetivas, incluindo identificação, registro, esterilização cirúrgica, adoção e campanhas educativas para conscientização pública sobre a importância dessas atividades.

Outro pedido feito pelo MPPI consiste na obrigação de Currais, no prazo de 180 dias, destinar um local adequado para o Centro de Controle de Zoonoses, conforme exigências da legislação ambiental, destinado ao acolhimento, manutenção e exposição de animais abandonados para adoção, acessível ao público para visitação, com serviços de vacinação e demais cuidados necessários aos animais.

Por último, o Ministério Público solicita a fixação de multa diária no valor de 500,00 reais, por cada medida descumprida. O montante deve ser pago pelo prefeito de Currais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Currais - PI
Sobre o município
Notícias de Currais - PI
Ver notícias
Monte Alegre do Piauí, PI
18°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 34°

17° Sensação
2.05km/h Vento
41% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h18 Nascer do sol
05h56 Pôr do sol
Sáb 33° 18°
Dom 33° 17°
Seg 34° 16°
Ter 35° 17°
Qua 35° 18°
Atualizado às 02h03
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade