A Superintendência de Operações Integradas (SOI), em conjunto com a Polícia Civil e Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quinta-feira (28) a operação "Cribelo", contra práticas de corrupção envolvendo servidores públicos que atuam no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PI) e funcionários de autoescolas. As ações ocorrem em Teresina e José de Freitas.
Durante a operação, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão. Além disso, foram aplicadas medidas como a suspensão das atividades econômicas de 02 estabelecimentos comerciais, sendo uma autoescola e um bar onde ocorriam as negociações, o afastamento de 06 servidores públicos de suas funções e o sequestro de bens móveis.
Segundo a polícia, a investigação revelou que a instrutora de uma autoescola orientava um aluno sobre como se comportar durante o exame para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em um áudio, ela afirmou que o aluno deveria pagar um valor em dinheiro para ser aprovado e que repassaria uma parte dessa quantia aos examinadores do DETRAN-PI.
Além disso, ainda conforme a polícia, um vídeo mostra o momento em que a examinadora do Detran recebe discretamente um papel de um despachante do setor de CNH, evidenciando a troca de favores envolvendo o pagamento para aprovação no exame.
“Nas imagens, é possível identificar que o candidato estava com a mão esquerda marcada para ser reconhecido pelos examinadores. A investigação não deixa dúvidas de que ele pagou uma quantia em dinheiro para ser aprovado no exame”, explicou o delegado Roni Silveira.
Os presos, que devem responder pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e associação criminosa, foram encaminhados para a sede da Secretaria de Segurança Pública, onde serão realizados os procedimentos cabíveis.
O Detran-PI ressalta que tem colaborado com as investigações no âmbito da Operação Cribelo, deflagrada pela SSP-PI, e que é um dos interessados no combate às práticas criminosas dentro dos processos de aquisição de CNH. Para isto, tem investido em tecnologia, para maximizar a transparência e segurança aos usuários.
A implementação da baliza eletrônica, por exemplo, que é o exame prático todo monitorado por câmeras, onde o aluno só inicia e finaliza o teste com biometria digital e facial, dele e do examinador, possibilitou maior transparência no processo de obtenção de CNH no Detran-PI. Iniciada no segundo semestre de 2023, a ferramenta auditável ajuda a coibir crimes, pois tudo é monitorado em tempo real.
Foi a partir da percepção de comportamentos incompatíveis no transcorrer de exames práticos, monitorados por esse sistema eletrônico, que o Detran acionou as forças de segurança pública e passou a colaborar para a investigação que culminou na Operação Cribelo.
O Detran ressalta que vem investindo na transformação digital do fluxo de processos, documentos e serviços, visando maior seguridade de dados de seus usuários e veículos, bem como a lisura de suas atividades, buscando resguardar os interesses do cidadão.
Fonte: Portal A10+