A Câmara Municipal de Monte Alegre do Piauí deu início mais uma Legislatura em uma solenidade realizada na manhã desta última quarta-feira, 1º de janeiro de 2025.O evento marcou a posse dos nove vereadores eleitos nas eleições municipais de 6 de outubro de 2024, além da eleição da nova Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos legislativos no biênio 2025-2026.
Presidida pelo vereador mais velho entre os eleitos, Mosalvão (PSD), a cerimônia seguiu os trâmites do regimento interno da Casa. Todos os vereadores eleitos participaram do evento, assinaram o termo de posse e realizaram o juramento oficial, assumindo o compromisso de legislar em favor do município.
A nova legislatura é composta pelos seguintes vereadores: Audimon Rufo (PT), Bonifácio (PT), Lauane de Veinho (MDB), Fabio Baú (MDB), Luís Keldes (PDT), Mosa (PSD), Nelson (PSD), Rejão (PSD) e Valdete (MDB).
Durante a solenidade, foi realizada a eleição da Mesa Diretora da Casa Legislativa. Em chapa única o resultado foi: 5 votos a favor (sim), 3 em brancos (não) e 1 nulo, elegendo Mosalvão Lustosa (PSD), como novo presidente da Câmara para o biênio 2025-2026.
Mosalvão Lustosa (Mosa) já assume seu sexto mandato como vereador, eleito nas últimas eleições de 2024, em 5º lugar, obtendo 413 votos.
Após tomaram posse em seus cargos, o Presidente eleito Mosa Lustosa, em seu primeiro ato como presidente, deu posse ao prefeito Dijalma Mascarenhas e ao vice-prefeito Clézio Gomes eleitos para o quadriênio 2025-2028. A noite houve Missa em Ação de Graças com a presença de todos os vereadores, prefeito e vice-prefeito.
Os trabalhos da casa voltam após o recesso, no dia 17 de fevereiro de 2025, e a primeira sessão do ano marcada para o dia 21 de fevereiro de 2025.