Terça, 14 de Julho de 2020
(89) 98132 5954 - Diretor
Geral MONTE ALEGRE-PI

Dom Marcos anuncia novo Diácono para Monte Alegre do Piauí

A posse acontecerá no início do próximo ano com data que será divulgada posteriormente

26/09/2019 15h00 Atualizada há 10 meses
Por: Redacao Fonte: Ascom
Santuário N. Sra. de Fátima - Monte Alegre do Piauí
Santuário N. Sra. de Fátima - Monte Alegre do Piauí

Ao encerrar a Festa de Nossa Senhora das Mercês neste dia 24 de setembro na Catedral de Bom Jesus-PI, Dom Marcos Antonio Tavoni, Bispo Diocesano, comunicou a todo o povo presente na Catedral e ao povo que assistia pelos meios de comunicações, as transferências e nomeações no Clero Diocesano.

No decreto Dom Marcos escreve: VISTO o bem pastoral da porção do povo de Deus que lhe foi confiada;

CONSIDERANDO, as necessidades pastorais de cada localidade e as qualidades específicas de cada clérigo aqui indicados, respectivamente;

TENDO consultado as instâncias competentes;

APÓS orar e ouvir ao Espírito Santo;

DECIDE e faz saber quanto às TRANSFERÊNCIAS E NOMEAÇÕES NO CLERO DIOCESANO DE BOM JESUS DO GURGUÉIA, nos seguintes Municípios de sua jurisdição eclesiástica.

1. Corrente-PI

Paróquia Divino Espírito Santo - Paróco: Pe. José Manoel Aguilla Martins;

2. Santa Luz-PI

Paróquia São Francisco de Assis – Pároco: Pe. Anísio Marques Borges;

3. São Gonçalo-PI

Paróquia São Gonçalo – Pároco: Pe. Jefferson Leandro Santos da Silva;

5. Currais-PI

Paróquia Bom Jesus da Lapa – Pároco: Pe Thailson Guerra Dantas; Vigário Paroquial Colaborador, em via de Estudos de Mestrado: Pe. Leandro Pinheiro Leal;

6. Monte Alegre do PI

Paróquia N.Sra. de Fátima – Diácono Colaborador: Diácono Transitório Zorenilton Tavares Reis;

7. Curimatá-PI

Paróquia N.Sra. do Bom Sucesso - Diácono Colaborador: Diácono Transitório Domingos Pereira da Silva;

8. Palmeira do Piauí

Paróquia N.Sra. das Mercês – Pároco: Pe. Raimundo Nonato de Oliveira Silva;

9. Redenção do Gurguéia-PI

Paróquia Bom Jesus da Lapa – Pároco: Pe. Atenágoras Carvalho de Alencar;

11. Gilbués-PI

Paróquia Divina Pastora – Pároco: Pe. José Valdo Saraiva de Sousa; Vigário Paroquial Colaborador: Pe. Joaquim Aguiar Lustosa;

13. Bom Jesus-PI

Paróquia da Catedral N.Sra. das Mercês e  Reitoria do Santuário BJ da Boa Sentença – Pároco e Reitor: Pe. José Dino Ribeiro Nunes; Vigário Paroquial e Colaborador, em vias de Estudos de Mestrado: Pe. Jucilei Lima da Silva.

Em seguida Dom Marcos Completa:

Exorta-se, aos nomeados, à vivência da vocação à perfeição, conforme ensina o Decreto Presbyterorum ordinis, sobre o ministério e a vida dos presbíteros, do Concílio Vaticano II:

“Cristo, a quem o Pai santificou, ou melhor, consagrou e enviou ao mundo, se entregou por nós, para nos resgatar de toda a maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem (Tt 2,1), e assim, pela Paixão, entrou na sua glória. De modo semelhante, os presbíteros, consagrados pela unção do Espírito Santo e enviados por Cristo, mortificam em si mesmos as obras da carne e dedicam-se totalmente ao serviço dos homens, e assim podem progredir na santidade pela qual foram enriquecidos em Cristo, até atingirem a estatura do homem perfeito.

Deste modo, exercendo o ministério do Espírito e da justiça, se forem dóceis ao Espírito de Cristo que os vivifica e dirige, firmam-se na vida espiritual. Pelas próprias ações sagradas de cada dia, como também por todo o seu ministério, exercido em comunhão com o bispo e com os outros presbíteros, eles mesmos se orientam para a perfeição da vida.

A santidade dos presbíteros, por sua vez, contribui muitíssimo para o desempenho frutuoso do próprio ministério; pois, embora a graça divina possa realizar a obra da salvação também por meio de ministros indignos, contudo Deus prefere, segundo a lei ordinária, manifestar as suas maravilhas através daqueles que, dóceis ao impulso e direção do Espírito Santo, pela sua íntima união com Cristo e santidade de vida, podem dizer com o Apóstolo: Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim (Gl 2,20)”.

Assim sendo, os Abençoamos e Enviamos!

Dom Marcos Antonio Tavoni

Bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia

As posses acontecerão no início do próximo ano com datas que serão divulgadas posteriormente. Rezemos por todos para que o Espírito Santo os ilumine na nova missão confiada aos nossos padres. (PASCOM – BOM JESUS-PI)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Monte Alegre do Piauí - PI

Monte Alegre do Piauí - Piauí

Sobre o município
Desmembrou-se da cidade de Gilbués do Piauí ao sul. A povoação da cidade foi iniciada após a descoberta de uma mina de diamantes em 1946, o que impulsionou o crescimento da população na região. Inicialmente os garimpeiros residiram em Monte Alegre após serem proibidos de construir na zona urbana de Gilbués. Em 30 de junho de 1955 foi emancipado. Possui uma área de 2.417,854 km².